terça-feira, novembro 14, 2006

Semana passada, em uma aula de Direitos Humanos, surgiu uma discussão sobre ética. Argumento aqui, argumento ali, o professor fez a seguinte pergunta a um dos meninos: "mas pra você, moral é o mesmo que ética?" .. e para o meu espanto, ele disse "não"! E eu, na minha infinita quietude (eu não falo nada durante as aulas, sou igual àquela personagem "Só abro a boca quando tenho certeza") fiquei calada, acho que porque a aula estava próxima do fim. Bom, mas agora eu posso dizer: carambaaaaa! nao tem diferença nenhuma! Se bem que são conceitos bem ao estilo teoria-prática: moral, vem de morus, que por sinal vem do latim. Todos sabem que em Roma havia uma certa cultura de expansão, de guerreiros e de conquistas. Talvez, por isso, "moral" está sempre ligada à parte prática: são os bons costumes, aqueles que aprendemos ainda jovens e praticamos pelo resto da vida. Já ética, (ok, nao lembro a palavra primitiva) vem do grego, e não é preciso nem ressaltar que os gregos são os pais da filosofia, e que exerceram uma importância enorme nos pensamentos mundiais até hoje, mas todas as pessoas ligam filosofia a algo abstrato, que jamais pode ser alcançado (apesar de eu, particularmente, discordar disso) , por isso, as pessoas falam em ética como algo meio disforme, algo que não é plasmado. Enfim, ética, moral, é tudo "farinha do mesmo saco". Os dois falam da Ciência dos Costumes, dos bons costumes, é claro.
Na verdade, em vez de discutir sobre o conceito dessas palavras, será que não é mais viável praticá-las? hmm... mas isso aí já é outra história ;)

Obs: Ontem eu li que o Prof. Eduardo Rabenhorst se comprometeu em plantar O DOBRO daquelas árvores que eu já citei aqui no meu humilde bloguinho, bom, pelo visto, realmente não esqueceram delas! :)

3 Comments:

Blogger PPGF - UFSC said...

suuuhhh!!
Não quero entrar em conflito com você, mas ai vai meu pensamento: ética e moral são dois valores praticamente iguais, mas ai é que tá, praticamente. são quase o mesmo, mas tem um fiozinho de cabelo q os diferenciam.
E ainda bem que se lembraram das arvorezinhas, só assim estaremos 10 arvores mais longe da falta de ar puro! :D
teh amanha! :*

16/11/06  
Anonymous Anônimo said...

Kkkkkkkkk, soh quer ser EDUARDO Rabenhorst, hehe!

parabens pelo blog!

abraço

17/11/06  
Blogger Tiago said...

muito legal teu blog! sério mesmo! depois fala q nem gosta de mecher muito.. já tem milhões de posts!! instiga da porra ;D
a gente se vê!
bjs

25/11/06  

Postar um comentário

<< Home